segunda-feira, 18 de maio de 2015

VISITA AO PARQUE ESTADUAL DO JARAGUÁ

Nos dias 06, 07 e 08 de maio estivemos em visita ao Parque Estadual do Jaraguá. Uma área tão pertinho da nossa escola e que muitos alunos ainda não haviam visitado. O Parque é aberto diariamente das 7h às 17h.

No dia 06, foram os 1ºs anos, onde, além do trecho histórico do parque (Casarão Afonso Sardinha, Tanque de Lavagem de Ouro) o grupo percorreu a Trilha da Bica, onde ao final desta há uma bica formada por uma das nascentes existentes no Parque. No trajeto, destacam-se enormes rochas de granito. Já no Pico do Jaraguá, onde há dois mirantes: O Pico do Papagaio, com 1.127 m de altitude, que abriga a torre da Rede Cultura, e o Pico do Jaraguá, o mais alto da cidade, com 1.135 m de altitude, que abriga a torre da rede Bandeirantes. Dos mirantes pode-se avistar toda a cidade de São Paulo, parte do município de Osasco, as rodovias Bandeirantes, Anhanguera e Rodoanel. É possível também, em dias muito. claros, avistar o início da Serra do Mar. Avistamos também, de pertinho muitos Saguis.

No dia 07, foram os 3º anos, onde fizemos a rota da trilha da bica, vimos alguns índios e quando fomos brincar no playground avistamos de pertinho o macaco-prego. Detalhe para a turma dos 3º anos que foi elogiada pelo monitoria do Parque, por ser uma turma interessada e questionadora.

No dia 08, foi a vez dos 2º anos, que fizeram a rota da Trilha do Silêncio, que tem essa denominação devido à vegetação densa que abafa grande parte dos ruídos produzidos pelas rodovias que cercam o parque. O percurso conta com passarelas de madeira e está adaptado para pessoas com deficiência e / ou mobilidade reduzida.