terça-feira, 6 de abril de 2010

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


O dia 8 de março foi a data escolhida para se comemorar a mulher, por se tratar do dia em que 130 mulheres tecelãs morreram queimadas numa fábrica em Nova Iorque, por reivindicarem melhores condições de trabalho (redução na carga diária de trabalho de 16 para 10 horas, equiparação de salários com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho). Este acontecimento marcou a luta pelos direitos das mulheres e tornou-se o dia no qual a sociedade se volta para discutir o papel da mulher e criar estratégias para diminuir o preconceito e aumentar sua valorização social.

Neste dia, ocorrem em todo o mundo vários eventos com a participação de especialistas de toda natureza – advogados, sexólogos, médicos, políticos, historiadores – para buscar ou divulgar ações coletivas em favor da mulher. Mas melhorar as condições femininas pode ser também um ato individual..., ou melhor, pessoal! Que tal começar dando mais atenção à parte do corpo que nos faz SER MULHER?

Saúde feminina
Para ajudar no autocuidado, prof. Benê,psicólogo e especialista em sexualidade, dá algumas dicas: E-MAIL PARA CONTATO BENELEO@UOL.COM.BR – (EMEF DEP PROF ROGÊ FERREIRA).

Ida periódica ao ginecologista
Não espere notar que algo não vai bem para ir ao ginecologista. É preciso ir ao médico regularmente, pelo menos uma vez por ano, para que se evitem ou identifiquem possíveis problemas no começo. Para isso, conte tudo ao profissional, sem constrangimentos.

Masturbação
A masturbação ainda é tabu para muitas mulheres, mas é uma demonstração de cuidado, de interesse pessoal e de aprendizagem para o sexo.

Depilação
Faça a sua depilação com cera, mel ou mesmo aparelho de barbear. Mas cuidado! Não se depile por completo frequentemente, mesmo que o parceiro insista na idéia. É que os pelos existem para proteger o genital.

Sem peças molhadas
Não fique com peças molhadas, porque favorecem infecções. É comum que as mulheres permaneçam por um longo tempo com o biquíni ou maiô após se refrescarem na piscina ou no mar. Grande erro e descuido.

Troque o absorvente com frequência
O absorvente externo deve ser trocado sempre que necessário, ou a cada 4 horas. Quanto ao absorvente interno, deve ser trocado, no máximo, a cada três horas. “Se passar disso, em vez de absorvente, torna-se um irritante”.

Higiene íntima
Assim como existe o cuidado de escolher a pasta de dente ideal, o xampu... é fundamental usar um produto correto para lavar a vulva. Sabonetes comuns têm ph alcalino (próximo de 9), tornando a mulher candidata a infecções por conta da queda da defesa natural. Use sempre os íntimos com ph ácido (próximo de 4). Lembre-se de lavar as calcinhas também com sabão próprio. Os convencionais podem promover alergias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem...